Tratamento Laser CO2 Fracionado

Laser de CO2 fracionado, o laser é um aparelho que amplifica a luz e emite radiações que alteram a fisiologia da pele.

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER O LASER DE CO2 FRACIONADO

O envelhecimento é um processo natural ao qual todas as pessoas estão sujeitas. O corpo todo envelhece, mas é a pele que mais aparenta o passar dos anos. Rugas, manchas e marcas de expressão surgem, principalmente no rosto, dando um aspecto de cansaço e envelhecimento. Mas, felizmente, hoje há diversos tratamentos e recursos para combater ou até mesmo para retardar o envelhecimento facial.

Um dos recursos mais usados hoje para o rejuvenescimento facial é o Laser de CO2 fracionado, o laser é um aparelho que amplifica a luz e emite radiações que alteram a fisiologia da pele.

A primeira geração de lasers para o rejuvenescimento foi criada há mais de 20 anos. O Laser de CO2 fracionado é uma evolução do laser de CO2, cujas vantagens em relação ao método não fracionado são uma recuperação mais rápida e menos efeitos colaterais. Entretanto, os dois podem ser utilizados e a escolha dependerá dos objetivos do tratamento.

Confira agora as principais dúvidas em relação do laser de CO2 fracionado:

  1. Para que serve?

    O laser de CO2 fracionado é recomendado para melhorar as rugas em volta dos olhos (periorbitais), rugas finas em geral, para melhorar o envelhecimento ligado à exposição aos raios solares (fotoenvelhecimento), para melhorar a aspereza da pele, cicatrizes da acne, manchas e hidratação da pele.

  2. Como ele funciona?
    O laser de CO2 fracionado atinge a epiderme, a camada mais superficial da pele, e derme (camada profunda). Na epiderme, o laser tem um efeito de peeling, já que a pele irá descamar, em um processo de renovação celular. Já na derme haverá estimulação da produção de colágeno e reorganização das fibras do colágeno já existentes. Como resultado, a pele irá ficar mais lisa, esticada, firme e luminosa, com a melhora das manchas, rugas e cicatrizes.

  3. Quantas sessões serão necessárias?
    O tratamento é individualizado. Assim, há pacientes que com uma sessão já apresentam uma melhora considerável e outras que podem precisar de mais sessões. Entretanto, o intervalo entre as sessões precisa ser respeitado, podendo variar de 30 a 45 dias, dependendo de alguns fatores.

    Quem pode fazer o Laser de CO2?
    Apesar dos benefícios do laser de CO2, nem todas as pessoas terão indicação. Por isso, antes de se submeter ao tratamento, o paciente precisa ser avaliado pelo médico. Inicialmente, será avaliado o tipo de pele ou fototipo, que é a classificação dada de acordo com a capacidade de bronzeamento mediante a exposição solar, sensibilidade e tendência a ficar com a pele vermelha após exposição aos raios solares. Em geral, apenas pessoas com fototipos I, II e III recebem a indicação. As pessoas com fototipo IV estão sujeitas a hiperpigmentação pós-inflamatória, não sendo, portanto, candidatas ideais para fazer o laser.

    Como é feita a aplicação do laser?
    A pele do paciente é limpa para retirar todo e qualquer resíduo de cremes ou outros produtos. Depois, é aplicado um creme anestésico. Os olhos são protegidos e o laser é aplicado. A sessão dura em torno meia hora. Na maioria dos casos, a aplicação é bem tolerada.

    O que o paciente sente depois da aplicação?
    Os sintomas serão semelhantes aos de uma queimadura, como vermelhidão (eritema), ardor, dor, inchaço (edema). A pele irá formar crostas e irá descamar. Caso a pessoa tenha o vírus do herpes simples, é possível que surjam algumas lesões. Por isso, o médico irá recomendar uma terapia preventiva (profilaxia), com uso de antivirais antes e depois do laser.

    Como é a recuperação?
    Costuma ser muito tranquila, mas requer cuidados. Cada organismo responde de uma maneira, mas em geral o paciente se recupera em aproximadamente três dias a uma semana. É obrigatório o uso de protetor solar, mesmo que seja para ficar dentro de casa ou do escritório. A pele estará muito sensível e a luz pode causar manchas. Além do protetor solar é preciso evitar se expor ao ar livre até que o médico libere, em geral três dias. O uso de água termal é recomendando para aliviar principalmente o ardor e o calor das primeiras horas.

     Há contraindicações?
    Sim, por este motivo é fundamental consultar um médico e fazer dentro de uma clínica com profissionais habilitados para aplicar o laser. Pessoas com a pele mais escura e negra não devem fazer. Quem tem tendência a cicatrizes e doenças autoimunes, como vitiligo ou lúpus, por exemplo, não tem indicação. Infecções de pele ou herpes ativo também são contraindicações. O uso de alguns medicamentos também pode fazer parte da lista de contraindicações.

     O laser fracionado de CO2 pode ser feito em outras partes do corpo?
    Sim. Hoje o laser fracionado de CO2 tem indicação para tratar as estrias, que podem acometer seios, coxas e barriga, por exemplo. Também pode melhorar o aspecto de certas cicatrizes.

     Existe uma época melhora para fazer o tratamento?
    Sim, é bem melhor fazer entre o outono e o inverno. Embora a exposição solar seja proibida depois do tratamento, é mais fácil se recuperar em estações do ano que nos obrigam a passar mais tempo em ambientes fechados, sem tanta exposição à luz solar. Mas, é possível realizar o procedimento também no verão, por exemplo, desde que a pessoa siga as recomendações do médico.

Agende uma avaliação